segunda-feira, 28 de junho de 2010

O DEM em crise de identidade


Desentendimentos e falta de perspectivas expõe fraturas do velho aliado tucano

Por Douglas Yamagata

A campanha de José Serra está cada vez mais hilariante. Um candidato sem prestígio, sem argumento e sem apoio. O que se vê, é uma campanha em pleno declínio, uma campanha letárgica, cujos desdobramentos tem sido piores do que os capítulos anteriores.
Serra conseguiu o apoio do PTB e do cassado Roberto Jefferson. Muitos teriam feito a leitura de algo positivo, afinal, não está fácil compor com os poucos partidos que restaram. No entanto, o que poderia significar uma bóia de salvação, acabou se tornando um paralelepípedo em pleno naufrágio no meio do oceano.
E os fatos ocorreram da pior forma possível. Jefferson abriu o bocão e antecipou a todos a candidatura de Álvaro Dias à vice na chapa. Não satisfeito, ainda postou em seu twitter uma mensagem dizendo: “o DEM é uma merda”. Depois ele deletou a mensagem. Seria melhor se tivesse ficado calado. Bem, pelo menos o Jefferson disse a verdade...
As mensagens demoníacas de Jefferson atingiram grande parte do alto escalão do DEM. No entanto, tais declarações não só comprometem a candidatura de José Serra, mas também expõe as fraturas do velho partido aliado dos tucanos.
A candidatura de Serra está levando o DEM a uma verdadeira crise de identidade. Algumas lideranças do DEM já se preocupam com a diminuição no número de cargos em todo o país e já avisaram que a aliança demo-tucana pode ser a última. Em 1998, o DEM contava com 105 deputados federais; em 2002, elegeu 84; e em 2006, 65 deputados. A próxima derrota de Serra pode significar uma nova estratégia sobre as alianças e apoios. Alguns já pensam em fundar um novo partido (ou re-refundar um novo partido, pois o DEM já foi PFL).
Recentemente, o vereador Carlos Apolinário do DEM de São Paulo teria declarado apoio à Mercadante em São Paulo. Soma-se a isso, a tentativa de “passa moleque” que foi dado à Kassab nas eleições de 2008, onde Alckimin lançou candidatura à prefeitura de São Paulo, não apoiando a reeleição de Kassab. Possivelmente, os demos, ou pelo menos a turma do Kassab, não apoiará fervorosamente os tucanos em São Paulo.
Como em política quase tudo é possível, não nos assustemos se caso em 2011 tivermos um governo composto com o DEM na base aliada. Pode parecer impossível, mas quais os partidos que hoje são aliados que não se julgavam impossíveis?
Nesta situação, resta-nos questionar: e o que será do PSDB? E o que será se não obtiver sucesso e a continuação em estados importantes como São Paulo e Rio Grande do Sul?
Aproveitando-se dessa fragilidade dos adversários, Dilma deslancha, articula, visita os estados, presidentes e ganha palanque em diversas convenções. Há de se lembrar que a campanha nem sequer começou... E ainda, Lula nem pediu o apoio à Dilma na televisão.
Enquanto isso, o principal adversário de Dilma, José Serra, come pipoca, assistindo o jogo do Brasil em alguma cidadezinha do interior do país... Bucólico!
Postado por Douglas Yamagata

quarta-feira, 23 de junho de 2010



Nada melhor que um dia depois do outro. O Globope não só reconhece agora a liderança de Dilma, como aponta para uma possível vitória já no primeiro turno. Depois de ficar meses remando contra a maré, o instituto se rende aos fatos por não mais poder esconder a força de Lula/Dilma. A informação é do Jornal Correio do Brasil:
Dilma aponta para vitória no primeiro turno
Candidata do PT à Presidência da República, a economista de esquerda Dilma Rousseff superou pela primeira vez o colega da direita, o tucano José Serra, na corrida ao Planalto. Distante mais de três meses das eleições, a petista mantém uma curva ascendente que a coloca, neste momento, com 45% dos votos contra 38% de Serra, em um cada vez mais improvável segundo turno. Analistas estatísticos mostram que a trajetória da candidata indicada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aponta para a vitória ainda no primeiro turno. A pesquisa Ibope foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na tarde desta quarta-feira. Segundo o estudo, Dilma já lidera também no primeiro turno com 40% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 35% e Marina com 9%.
Ainda segundo a pesquisa, Dilma venceria Marina em um eventual segundo turno com 53% das intenções contra 19% e Serra teria 49% em uma disputa com Marina (22%). A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. De acordo com a pesquisa, houve uma queda de 12% para 6% no número de eleitores votariam nulo ou em branco, enquanto o número dos que não responderam ou não souberam responder subiu de 8% para 10%. Na última edição da pesquisa CNI/Ibope, em março, Serra liderava com 38% das intenções de voto, contra 33% da petista. Marina tinha 8%.
As aparições de Serra nos meios de comunicação, nos últimos dias, apesar de massiva, com participação majoritária no programa do seu partido, no dia 17, e nos programas nacionais do DEM, em 27 de maio e do PPS, em 10 de junho, além das propagandas veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras, as chamadas "inserções partidárias", não ajudaram o candidato a subir nas pesquisas. Dilma, por sua vez, embora tenha aparecido na TV, em inserções regionais do PT, deixou o país para um giro pela Europa, onde encontrou os principais líderes políticos do continente, embora a cobertura na imprensa nacional tenha sido mais comedida.
A diferença, porém, se acentua ainda mais nas entrevistas espontânea, quando não é apresentada lista de candidatos aos entrevistados. Nessa modalidade, os votos declarados para Dilma chegam a 22% e a Lula (9%), que não é candidato, o que soma 31%, ou praticamente o dobro do que é declarado a Serra, (16%). Marina concentra apenas 3%. Os dados da pesquisa são ainda mais favoráveis a Dilma quanto ao ítem rejeição, que só faz cair desde que o público vai tomando ciência de que ela é candidata e tem o apoio do presidente. Até agora, passou de 27% para 23%, enquanto a de Serra se amplia, saindo de 25% para 30%. A de Marina, no entanto, segue estável, entre 31% e 29%.

O Ibope informou ainda que foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 19 e 21 deste mês, em 140 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 16.292/2010.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PCdoB sela apoio a Dilma e aprova contribuições para programa




Em convenção eleitoral nacional, realizada na noite desta quarta-feira (16), o PCdoB aprovou por unanimidade o apoio dos comunistas à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. A convenção reuniu militantes, dirigentes, amigos e apoiadores da candidatura Dilma Rousseff em um grande evento na capital federal.
A reunião contou também com a presença do vice-presidente da República José Alencar, do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra; do vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral e do ministro de Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimaraes.
Realizado no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, o encontro aprovou ainda um documento com as contribuições do Partido para o programa de governo de Dilma.
No documento, o PCdoB destaca a importância das eleições deste ano: “As eleições de outubro serão decisivas para os destinos do país. Estão em confronto dois campos políticos antagônicos. A aliança de partidos, movimentos populares, setores sociais e empresariais
democráticos, liderada pelo presidente Lula versus legendas que sustentaram o governo neoliberal de FHC que levou o Brasil à estagnação e até mesmo à decadência”, afirma o documento aprovado.

“Neste embate não há meio termo. Seu resultado ou garantirá a continuidade do ciclo político virtuoso aberto pelo presidente Lula, ou será o retrocesso com o retorno daqueles que arrasaram o Brasil”.
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez o discurso de abertura do evento e lembrou que Dilma é a continuidade do governo Lula. “Coube a Lula indicar quem ele avalia ser a continuadora desse expressivo trabalho de governo, de esperança para o povo e para o país. Lula escolheu Dilma. Ela foi investida da responsabilidade de dar continuidade ao projeto e aos compromissos firmados pelo governo Lula. Quem garante a continuidade é Dilma”, discursou Rabelo.

Renato também lembrou que "o presidente Lula deixa de aparecer na lista de votação pela primeira vez desde 1989, mas deixa um legado e uma herança apreciável, com importantes conquistas para o povo".
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que " a oposição adota linha pendular: ora diz que pretende ser o pós-lula, ora mostar os dentes com factóides. O fato é que temos programa e a oposição patina sem propostas".

Sentimento nacional

O vice-presidente José Alencar também discursou rapidamente e falou da importância da candidatura de Dilma : “A escolha do Lula pela Dilma tem razão de ser. Fico admirado de ver com que dedicação ela trata de cada problema do governo. E com que conhecimento ela os aborda. Dilma é brava na defesa daquilo que ela acredita. Vamos defender a Dilma, porque estaremos defendendo uma mulher de bem, que sempre foi de esquerda.”

Sobre a aliança com os comunistas, Alencar afirmou que "me perguntaram certa ocasião porque aliança com petistas e comunistas e eu respondi que porque eles me deixam muito à vontade. Vocês têm um sentimento nacional, defendem o Brasil e o nosso povo" destacou o
vice-presidente.

De Brasília
Gustavo Alves

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para o Brasil continuar mudando


Militantes, artistas e políticos compareceram em peso à Convenção Nacional do PT, que oficializou hoje os nomes de Dilma Rousseff e de Michel Temer para concorrer às eleições presidenciais deste ano. Todos puderam conhecer o jingle de Dilma e o tema "Para o Brasil continuar mudando" a ser usado pelos petistas.

Última a falar durante o encontro, Dilma afirmou que é muito simbólico o fato de o PT e os partidos aliados dizerem que “chegou a hora de uma mulher comandar o país”.

Ouça a reportagem de rádio sobre a Convenção do PT.

“Minha emoção é muito grande. Minha alegria também. Por esta festa tão cheia de energia, de confiança e esperança. Sei que esta festa não é para homenagear uma candidata. Aqui se celebra, em primeiro lugar, a mulher brasileira!", disse no discurso. "É em nome de todas as mulheres do Brasil - em especial de minha mãe e de minha filha - que recebo esta homenagem para ser a primeira mulher presidente da República.”

Ela lembrou que os governantes do passado davam atenção somente para um terço da população e os demais brasileiros eram um "estorvo" para eles. “Para muitos deles, o resto era peso, estorvo e carga”, disse.

“Falavam que tinham que arrumar a casa primeiro [antes de distribuir renda aos mais pobres]. Falavam e nunca arrumavam. Porque é impossível arrumar uma casa deixando dois terços dos filhos ao relento, à margem do progresso e da civilização. Resultado: o Brasil era uma casa dividida, marcada pela injustiça e pelo ressentimento, que desperdiçava suas melhores energias, que é a energia do seu povo”, completou.

'Nós, mulheres, nascemos com o sentimento de cuidar, amparar e proteger. Somos imbatíveis na defesa dos nossos filhos e da nossa família'.

No governo Lula, segundo ela, a forma de governar mudou. O país passou a ser de todos verdadeiramente, e os mais pobres conseguiram ter esperança. “Nós, do governo do presidente Lula, fizemos o contrário. Chegamos à conclusão de que só fazia sentido governar se fosse para todos. E provamos que aquilo que era considerado estorvo era, na verdade, força e impulso para crescer, para avançar a fazer desse um país de todos.”

Durante o discurso, ela sentiu a força da militância petista pelos cantos de olê, olê, olá, Dilma, Dilma, pelas bandeiras tremulando no auditório e pela vibração das pessoas. Em vários momentos, chegou a interromper a fala até que terminassem as palmas e os gritos de apoio.

Ao lado dos aliados, Dilma listou os avanços que pretende fazer no país em muitas áreas: saúde, educação, infraestrutura, democracia, planejamento urbano, segurança pública, inovação tecnológica. Ela ressaltou também a necessidade das reformas Política e Tributária.

“Lula mudou o Brasil, e o Brasil quer seguir mudando. A continuidade que o Brasil deseja é a continuidade da mudança. É seguir mudando, para melhor, o emprego, a saúde, a segurança, a educação", discursou. "É seguir mudando com mais crescimento e inclusão social para que outros milhões de brasileiros saiam da pobreza e entrem na classe média. É seguir mudando para diminuir ainda mais a desigualdade entre pessoas, regiões, gêneros e etnias.”

Ao final, Dilma contou a história de uma mãe que pediu a ela num aeroporto para contar à filha, chamada Vitória, que as mulheres também podem ser presidentes da República.

“É mais que simbólico que, nesse momento, o PT e os partidos aliados estejam dizendo: chegou a hora de uma mulher comandar o país. Estejam dizendo: para ampliar e aprofundar o olhar de Lula, ninguém melhor que uma mulher na presidência da República. Creio que eles têm toda razão. Nós, mulheres, nascemos com o sentimento de cuidar, amparar e proteger. Somos imbatíveis na defesa dos nossos filhos e da nossa família”, disse.

sábado, 12 de junho de 2010

Convenção Nacional do PT



Está chegando o dia de sermos todos Dilma. Neste domingo, 13, a Convenção Nacional do PT vai homologar o nome da ex-ministra Dilma Rousseff como candidata à Presidência da República.

Acompanhem a transmissão ao vivo pelo site do PT (www.pt.org.br), escrevam em seus blogues e utilizem as redes sociais! No Twitter vamos usar a hashtag #agoraedilma.

O Dilma na Web vai trazer toda a cobertura desse dia tão especial, com notícias em tempo real, fotos, reportagens de rádio e de vídeo.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O anonimato é o esconderijo de alguns covardes



(Leitor, via DENUNCIE) envia denuncia para o blog Pura Politica e Itiruçuense responde:

"O Prefeito de Itiruçu Carlos Martinelle cedeu um predio publico onde iria funcionar uma escola e o Inforcentro no Distrito de Upabuçu para a Caritas do Brasil que tem parceria com o IED (Istituto de Educação Dinamica). Agora aluga casas para ser usadas como Escola.
(Leitor, via DENUNCIE) Anônimo.

Itiruçu - 11 Jun 2010 - 12:57

O Infocentro é uma das maiores obras já realizadas em Upabuçu. Dez computadores, interligados à internet, disponibilizados para a população de uma região pobre. Aquilo é pura educação. É progresso social.
A Cáritas Francescana tem um programa educacional dos mais elogiáveis no nosso município. São cerca de 500 crianças assistidas nos planos educacional, nutricional e saúde. Os professores do IED, do nosso município, recebem bolsas de estudos para cursarem o terceiro grau. A Cáritas, italiana, a mais de dez anos em Itiruçu, é uma ONG que cada município brasileiro receberia de braços abertos pelos serviços que presta.
A atual administração, de Carlos Martinelli, foi a única de apoiou devidamente esta instituição.
Desafio aos críticos da Cáritas a perscrutar as famílias beneficiárias sobre a ação da entidade em Itiruçu.`
É uma pena ver críticas a programas educacionais desenvolvidos pelo poder público num município pobre e carente como Itiruçu.
Essas pessoas, que criticam, gostam mesmo é de atraso e corrupção. Isto cria dependência e os mantém no poder solapando os cofres públicos.

Jovino de Almeida
Itiruçu - BA

O valor de um homem está no seu caráter. Toda pessoa que se esconde sobre esse formato é antes de tudo, um mau caráter!
Itiruçu carece de heróis, mesmo que morram em lugar de covardes vivos para defender um ideal! . ITIRUÇU VERMELHO.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Até a VEJA Noticia Que Dilma Está na Frente!

escrito por Guina em 08/06/2010

Pelo jeito caiu a casa mesmo de José Serra, pois até a nefasta VEJA acaba de noticiar que Dilma está na frente de José Serra.
Segundo a notícia no site da VEJA, Dilma está a 6 pontos de diferença no primeiro turno e em um eventual segundo turno a diferença aumentaria para 8 pontos.
Com certeza, a candidatura de José Serra desce ladeira abaixo a medida que o povo toma conhecimento que Dilma é a única que pode dar continuidade ao governo popular de Lula.
Também é preciso frisar que o povo está consciente do risco de ter novamente no poder os privateiros do PSDB e o DEM de José Roberto Arruda.
A tendência mesmo é pouco a pouco Dilma crescer e Serra cair ainda mais.

Pelo bem do Brasil.

sábado, 5 de junho de 2010

Nova fraude do Ibope mostra empate


Fraude pesquisa do Ibope encomendada pelas Organizações Serra, Estadão e Globo, mostra um imaginário empate entre o candidato deles e Dilma:
Segundo levantamento do Ibope feito a pedido do Estado e da TV Globo, Serra e Dilma têm, cada um, 37% das preferências dos eleitores. Marina Silva, do PV, aparece com 9%.
Em relação à pesquisa anterior do Ibope, feita em abril, antes da propaganda dos dois principais pré-candidatos no rádio e na TV, Dilma subiu cinco pontos porcentuais, e Serra caiu três.
O empate persiste na simulação de um eventual segundo turno: 42% para o tucano, 42% para a petista. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% a 37%.
Considerando o nível de desonestidade do Ibope, do Estadão e da Globo é de se imaginar uma ampla vantagem de Dilma. O fato de todos os meios de comunicação estarem destacando imensamente tudo que Marina Silva faz ou deixa de fazer é sinal claro da derrocada de Serra e da tentativa de impedir a vitória de Dilma no primeiro turno inflando a candidatura auxiliar da direita.
Postado por Esquerdopata às 15:57

Mas como pesquisa não é eleição, é até bom segurarem um pouco a queda do Serra, senão ele pode refugar, ou o próprio PSDB pode trocar o candidato, e Serra é o melhor candidato para perder.