quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Itiruçu Vermelho recebe e publica esclarecimento do Secretario de Desenvolvimento Agricola enviado aos Blogs

BLOG ITIRUÇU ONLINE e BLOG ITIRUÇU NOTÍCIAS


|


Jovino de Almeida


Com o propósito de esclarecer notícia veiculada neste blog, em postagem do último dia 4 de setembro, sobre a deposição de lixo na área do antigo Matadouro Municipal e em respeito à informação correta, temos a informar:
1. O material que está sendo depositado na área do Matadouro pelos caminhões da limpeza pública da Prefeitura Municipal é produto – lixo - gerado pela população de Itiruçu, sendo obrigação do poder executivo municipal a sua coleta e deposição em áreas previamente escolhidas, popularmente conhecidas como “lixões”.
2. O lixo que foi ali depositado é da mesma natureza dos outros que são depositados no aterro principal da prefeitura, localizado na região da Lagoa Nova. Ou seja, ele polui na área do Matadouro, mas também polui na área da Lagoa Nova ou em qualquer outro lugar que seja depositado.
3. Esta deposição de lixo que foi efetuada no Matadouro neste mês de agosto teve o objetivo de aterrar dois buracos, com cerca de 500 m³ cada, que foram escavados desde a época da construção do abatedouro, nos idos dos anos 1970/80, para servirem de lagoa de decantação, para os resíduos que seriam produzidos nas operações de abate.
4. Depois de aterrar a antiga lagoa de decantação, o lixo será recoberto com terra e sobre ele serão plantadas árvores. Desta forma, uma técnica muito utilizada no Japão, o lixo transformado em matéria orgânica servirá de adubo para os vegetais que ali serão cultivados.
5. Com esta providência que será adotada, não haverá mau cheiro nem a presença de urubus, ratos e outros animais que frequentam lixões, na área do antigo matadouro que se converterá em um lindo bosque para a população de Itiruçu passear e realizar piqueniques.
O atual sistema de deposição do lixo domiciliar urbano foi implantado e mantido pelos governos dos prefeitos anteriores ao presente. A administração do Prefeito Carlos Martinelli está elaborando um projeto para um aterro sanitário sob supervisão do IMA – Instituto do Meio Ambiente da Bahia, contemplando todos os aspectos que envolvam o ambiente e, consequentemente, a saúde da população.
Esperando ter esclarecido o motivo da controvérsia, solicito a publicação desta carta, na sua íntegra no seu prestigioso blog, como prevê a Lei de Direito de Resposta, para que os seus inúmeros leitores/internautas tenham a oportunidade de conhecer a verdade.
Resta enfatizar que a administração do Prefeito Carlos Martinelli tem preocupações ilimitadas com a saúde pública, já demonstrada nos melhoramentos efetuados no Hospital Pedro Pimentel Ribeiro e em outras instalações médicas do município. Também reformou o Mercado Municipal permitindo que os açougueiros pudessem se enquadrar na Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura que regula o comércio de carnes e proíbe o abate clandestinos de animais.
Finalmente colocamo-nos à disposição de todos para maiores esclarecimentos.
Cordialmente,
Jovino de Almeida
Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrícola.
Itiruçu, 9 de setembro de 2009