domingo, 11 de outubro de 2009

Qual o poder aquisitivo do salário em Cuba?


Adversários da revolução e desconhecedores do assunto costumam afirmar que um trabalhador cubano ganha em média 10 ou 12 dólares. Tal afirmação demonstra não apenas um grande desconhecimento em matéria de economia, não sabendo diferenciar salário real e salário nominal, como também uma desinformação total sobre a realidade cubana. Para isso, tomam como base, de maneira simplista, que em Cuba um dólar tem um valor de câmbio de 20 – 25 pesos cubanos, conforme a cotação do dia. Uma análise objetiva da situação em Cuba referida à relação salário – aquisição de bens e serviços, ou seja, o valor real do salário mostra a seguinte situação:
• Uma cesta básica para uma família de 4 pessoas (incluindo uma criança com menos de 7 anos), contendo arroz, açúcar refinado e mascavo, café, pão, leite e batata, custa em Cuba 3 dólares e nos EUA 138 dólares.
• Segundo dados do Banco Suíço UBS, as taxas de imposto sobre o salário em um grupo importante de países estão entre 30 e 40 por cento. Em Cuba não se paga imposto.
• De acordo com o estudo realizado pelo Banco Suíço UBS acerca do salário que realmente se recebe, entre 30 e 60 por cento se destina ao pagamento de taxas de aluguéis de residências. Em Cuba, 85% das famílias são donas de suas casas e, portanto, não pagam aluguel; os 15% restantes pagam pelo aluguel 1 ou 2 dólares mensais, na forma de amortização, pois, ao final do pagamento do custo da residência, convertem-se em seus proprietários. Em Nova Iorque, um apartamento de 3-4 quartos, a renda média é de 3.230 dólares (apartamento de alto padrão) e 1.190 (apartamento destinado a pessoas de baixa renda).
• No ensino superior, a matrícula de ingresso em um grupo de 41 universidades norte-americanas varia entre 17.628 e 24.250 dólares. Em Cuba é gratuita.
• O custo médio da formação em medicina é hoje, no mundo, de 80.000-100.000 dólares. Em Cuba é gratuita.
• A educação em Cuba desde a creche até a univerUNIVERSIDADEde é totalmente gratuita.
• Os serviços médicos nos EUA são extremamente caros. Em média, um leito de terapia intensiva custa 980 dólares diários, o custo de um parto varia entre 3000 e 4000 dólares. O custo de uma mamografia é de 100 dólares, uma obturação custa em média 60 dólares e a extração de um molar, 40 dólares. Em Cuba é totalmente gratuito, como é também gratuita qualquer cirurgia ou transplante de órgão, seja de coração, de fígado, rim, etc.
• Nos EUA, medicamentos para a hipertensão, antidepressivos, diabetes, ansiolíticos, anti-histamínicos, antiinflamatórios podem custar entre 11 e 149 dólares. Em Cuba alguns destes medicamentos (ou similares) custam menos do que um peso cubano e a maioria deles menos do que 10. Além do mais, são inúmeros os casos em que os medicamentos são distribuídos gratuitamente.