sábado, 31 de outubro de 2009

Governo PSDB do Estado de São Paulo trabalhando por você: Carne podre era servida em escola e hospital >




A Polícia Civil fechou ontem um frigorífico que armazenava mais de 30 toneladas de carne com validade vencida ou prestes a vencer. O alimento era reembalado com datas de validade falsas e vendido para hospitais, creches, escolas e penitenciárias de São Paulo e mais dois Estados.
O frigorífico ficava na rua João Graeber, 164, no Parque São Lucas (zona leste de SP). No local havia carne bovina, suína, de peixe e embutidos em cinco câmaras frias repletas de sujeira e bolor. Havia alimentos armazenados sem refrigeração em corredores."Os clientes são, na maioria, prefeituras, hospitais, penitenciárias e algumas empresas privadas", disse o delegado Anderson Pires Giampaoli, da 2ª Delegacia de Saúde Pública do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania). Segundo ele, a polícia acredita que o grupo, cujo dono é o empresário Eduardo Antônio Gouveia dos Santos, 57 anos, usava pelo menos quatro razões sociais, entre elas, frigorífico Gouveia Santos, para participar de diferentes tipos de licitação.
De acordo com a polícia, as empresas dele conseguiam vencer as licitações porque compravam carne prestes a vencer de outros frigoríficos por preços muito mais baixos que os de mercado.A carne então era descongelada e recebia novas embalagens e etiquetas com carimbos federais e datas de vencimento futuras. Depois, ela era reembalada e congelada.

A reportagem do Agora encontrou no frigorífico peças de carne com validade vencida há um ano e meio que haviam recebido novo prazo de validade datado de janeiro de 2010.Segundo levantamento preliminar da polícia, entre os clientes estavam mais de 20 prefeituras de São Paulo e de Minas Gerais --que usavam os alimentos para fazer merenda escolar e comida de hospital.

Também recebiam carne a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, que abastecia pelo menos dez penitenciárias e o Hospital do Servidor Público Municipal. A Secretaria da Segurança Pública do Mato Grosso do Sul também era cliente.Jornal Agora

Contra a violência do agronegócio e a criminalização das lutas sociais


As grandes redes de televisão repetiram à exaustão, há algumas semanas, imagens da ocupação realizada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em terras que seriam de propriedade do Sucocítrico Cutrale, no interior de São Paulo. A mídia foi taxativa em classificar a derrubada de alguns pés de laranja como ato de vandalismo.
Uma informação essencial, no entanto, foi omitida: a de que a titularidade das terras da empresa é contestada pelo Incra e pela Justiça. Trata-se de uma grande área chamada Núcleo Monções, que possui cerca de 30 mil hectares. Desses 30 mil hectares, 10 mil são terras públicas reconhecidas oficialmente como devolutas e 15 mil são terras improdutivas. Ao mesmo tempo, não há nenhuma prova de que a suposta destruição de máquinas e equipamentos tenha sido obra dos sem-terra.
Na ótica dos setores dominantes, pés de laranja arrancados em protesto representam uma imagem mais chocante do que as famílias que vivem em acampamentos precários desejando produzir alimentos.
Bloquear a reforma agrária
Há um objetivo preciso nisso tudo: impedir a revisão dos índices de produtividade agrícola – cuja versão em vigor tem como base o censo agropecuário de 1975 – e viabilizar uma CPI sobre o MST. Com tal postura, o foco do debate agrário desloca-se dos responsáveis pela desigualdade e concentração para criminalizar os que lutam pelo direito do povo. A revisão dos índices evidenciaria que, apesar de todo o avanço técnico, boa parte das grandes propriedades não é tão produtiva quanto seus donos alegam e estaria, assim, disponível para a reforma agrária.
Para mascarar tal fato, está em curso um grande operativo político das classes dominantes objetivando golpear o principal movimento social brasileiro, o MST. Deste modo, prepara-se o terreno para mais uma ofensiva contra os direitos sociais da maioria da população brasileira.
O pesado operativo midiático-empresarial visa isolar e criminalizar o movimento social e enfraquecer suas bases de apoio. Sem resistências, as corporações agrícolas tentam bloquear, ainda mais severamente, a reforma agrária e impor um modelo agroexportador predatório em termos sociais e ambientais como única alternativa para a agropecuária brasileira.
Concentração fundiária
A concentração fundiária no Brasil aumentou nos últimos dez anos, conforme o Censo Agrário do IBGE. A área ocupada pelos estabelecimentos rurais maiores do que mil hectares concentra mais de 43% do espaço total, enquanto as propriedades com menos de 10 hectares ocupam menos de 2,7%. As pequenas propriedades estão definhando enquanto crescem as fronteiras agrícolas do agronegócio.
Conforme a Comissão Pastoral da Terra (CPT, 2009) os conflitos agrários do primeiro semestre deste ano seguem marcando uma situação de extrema violência contra os trabalhadores rurais. Entre janeiro e julho de 2009 foram registrados 366 conflitos, que afetaram diretamente 193.174 pessoas, ocorrendo um assassinato a cada 30 conflitos no primeiro semestre de 2009. Ao todo, foram 12 assassinatos, 44 tentativas de homicídio, 22 ameaças de morte e 6 pessoas torturadas no primeiro semestre deste ano.
Não violência
A estratégia de luta do MST sempre se caracterizou pela não violência, ainda que em um ambiente de extrema agressividade por parte dos agentes do Estado e das milícias e jagunços a serviço das corporações e do latifúndio. As ocupações objetivam pressionar os governos a realizar a reforma agrária.
É preciso uma agricultura socialmente justa, ecológica, capaz de assegurar a soberania alimentar e baseada na livre cooperação de pequenos agricultores. Isso só será conquistado com movimentos sociais fortes, apoiados pela maioria da população brasileira.

Um assassinato solicitado e anunciado


Num governo fora da lei, a morte se faz regra

Rio Grande do Sul governo do PSDB
Em 21 de agosto de 2009, com o tiro nas costas de espingarda calibre 12, a Brigada Militar assassinou um trabalhador rural, acampado em São Gabriel. Um rato, para eles. Para nós, Elton Brum, 44 anos, pai de dois filhos, natural de Canguçu, trabalhador rural, lutador da Reforma Agrária.
Dizem agora, as autoridades, que estão empenhadas em identificar quem puxou o gatilho. É necessário puni-lo, sim. Mas saibam, essas mesmas autoridades, que para nós as causas e os responsáveis pelas condições que levaram um brigadiano se tornar um assassino já são conhecidas. Encarnado no policial que assassinou, estava também os autores do panfleto, estava a conivência ou a inoperância das autoridades que asseguraram sua impunidade.
Estava também a atuação de um promotor público que destila seu ódio contra os pobres organizados, do oficial militar que usa das armas que o estado lhes dá para reprimir o povo e de uma governadora atolada na lama da corrupção. Exigimos a punição do executor e dos responsáveis pelo assassinato de Elton Brum!

Marco Weissheimer

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A sombra




Em entrevista a uma emissora de televisão no Ceará, domingo à noite, o presidente do PPS, Roberto Freire, defendeu que a campanha do PSDB para presidente em 2010 se distancie do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Pergunta vai e vem sobre as eleições e Freire sai em defesa da candidatura José Serra, afirmando: "A política econômica de FH não é a do PSDB. Não vamos associar isso ao programa de José Serra, por favor!".
Serra foi ministro de Planejamento do FHC, ajudou a afundar o país. Foi ministro da Saúde de FHC, responsável pela maior epidemia de dengue já vista no Brasil. Faz em SP a mesma política neoliberal de FHC. Privatiza, privatiza, arrocha os salários, aumenta os impostos, enterra todas as CPIs para investigar seu governo, essa não é a mesma política econômica do FHC?
Fala sério Roberto Freire!

Jussara Seixas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Geddel se embaraça com racha no PMDB após acordo com PT


O ministro peemedebista Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) ficou visivelmente constrangido. A ponto de “minimizar” as divergências internas no PMDB com o pré-acordo nacional entre o partido e o PT para a disputa à Presidência em 2010. Quando político “minimiza” o óbvio é porque se apertou.
Deu na Folha On line : “Primeiro quero deixar claro que os problemas internos não são um triste privilégio do PMDB. É natural ter dificuldades, mas o ideal é conversarmos e tentarmos chegar a um entendimento”, disse ele.
O fato é que o apoio do PMDB à candidatura da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) rachou o partido e pode ser prejudicado em alguns Estados. Na Bahia, por exemplo, o governador Jaques Wagner (PT) já disse que uma aliança local não deve ocorrer em seu Estado, já que ele deve ter Geddel como adversário na disputa ao governo.
O racha entre os partidos no Estado foi formalizado em agosto, quando o PMDB deixou a base aliada do governo. Leia-se: quando Geddel Vieira Lima traiu Jaques Wagner por puro carreirismo.


# posted by Oldack Miranda

O PARTIDO DEMOCRATAS NUNCA ACABARÁ PORQUE NUNCA EXISTIU


ESTE É O PRESIDENTE DO PARTIDO DEMOCRATAS. É MOLE?
FRASE CUNHADA AGORA A POUCO DO DEPUTADO EM QUESTÃO:
O Serra é melhor em caso de confronto. Mas, se ele foge do embate, então o melhor é o Aécio”, explica Rodrigo Maia, com uma ressalva: “Mas como eu também não quero confronto com o PSDB, deixa eles fazerem como quiserem. O DEM vai apoiar de qualquer maneira mesmo.”
Brilhante!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O currículo “imobiliário” do ex-governador da Bahia, Paulo Souto (DEM), é mais sujo que pau de galinheiro.



No apagar das luzes, Paulo Souto (DEM) reduziu área do Parque de Pituaçu
Mal saiu das manchetes o escândalo da Ilha do Urubu, a imprensa anuncia que, também no apagar das luzes de seu governo, em 15 de dezembro de 2006, ele baixou o decreto nº 10.182 reduzindo a área do Parque Metropolitano de Pituaçu. Os dois casos têm em comum o envolvimento com terras públicas.
A Ilha do Urubu, em Porto Seguro, foi repassada a terceiros, a título de “distribuição de terras” e acabou nas mãos de milionários paulistas vinculados ao governador José Serra (PSDB). Negócio de milhões de reais. No caso do Parque Metropolitano de Pituaçu, as terras públicas foram doadas à Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e à Fundação Baiana de Cardiologia (FBC). A Ilha do Urubu virou processo judicial. O Parque de Pituaçu virou objeto de estudo da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (CONDER), que propõe a reintegração das terras.
Por causa do decreto de final-de-governo de Paulo Souto, cerca de 100 hectares do Parque de Pituaçu foram perdidos. A questão é que o decreto é ilegal porque desafetação de áreas de unidades de conservação só pode ser feita por lei e não por decreto. O Parque de Pituaçu foi criado em 1975 com 660 hectares, agora tem 370 hectares, encolhido por invasões de ricos e pobres. A tese da ilegalidade do decreto de Paulo Souto é defendida pela promotora Hortênsia Gomes Pinho. Ela sugere a revogação do decreto de Souto.

# posted by Oldack Miranda

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Derrota de Serra pode levar DEM, ex-PFL, à extinção.




Mário Marona, no blog Brasília Cofidencial

O PSDB deve ser o único partido do mundo que entra em crise com pesquisa a favor. Nesta sexta-feira, o governador Aécio Neves, que disputa com Serra a indicação tucana para concorrer à Presidência, nem se esforçou para esconder da imprensa a indignação com a direção nacional, que mandou o Ibope fazer mais uma de suas pesquisas heterodoxas.
Nesta, pela primeira vez, submeteu ao entrevistado uma cartela com os nomes dos candidatos e dos possíveis companheiros de chapa. Seria apenas mais uma insólita novidade, não fosse pelo fato de que Aécio foi escolhido para aparecer na cartela como vice de Serra, hipótese que tira do sério o governador de Minas e seus seguidores.
Aécio acusou a direção nacional do PSDB de traição. A cúpula disse que não sabia de nada, porque a pesquisa teria sido encomendada por um tucano carioca exibido, que não consultou ninguém. Serra, na moita, gostou do resultado. Ele teria 41% dos votos contra 17% de Dilma, que ultrapassou novamente Ciro Gomes e reocupou o segundo lugar, ainda que dentro do limite da margem de erro.
O episódio demonstra que a aliança oposicionista vive um momento difícil. A um ano da eleição, reaparecem divergências que costumam rachar o PSDB no caminho das urnas e que estavam represadas pela permanência da crise no lado governista. Bastou que o vendaval virasse vento e que Dilma conseguisse inverter a situação, tornando-se protagonista de articulações políticas que atraíram para o seu ninho quase uma dúzia de partidos e, com eles, o dobro do tempo do adversário no horário gratuito na televisão.
Tucanos e democratas, do alto de seus supostos 40%, caíram em angústia, sofrimento e cava depressão. Alguns desabam em letargia, outros se tornam histéricos. Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, fazia lembrar um enlouquecido comissário Dreifuss sob o jugo do estabanado inspetor Closeau na série de filmes da Pantera Cor de Rosa. Desistiu de esconder que Aécio Neves é o candidato preferido dele e da maioria do DEM e fez saber aos tucanos que a hesitação de Serra pode levá-los a nova derrota e, no caso do ex-PFL, à ameaça de extinção.
O jovem democrata acordou a até então reprimida irritação tucana. Aécio cobrou a realização de um encontro da direção nacional do partido com ele e com Serra. Bastou uma mesa para quatro ocupada por apenas três pessoas - Aécio, Fernando Henrique e Sérgio Guerra. Serra, mesmo estando em São Paulo, participou por telefone - "mas era pelo viva-voz", garantem os grão-tucanos.
Não podia dar certo. Aécio deu um ultimato ao partido. "Em dezembro, vou cuidar da minha vida", ameaçou. "Não serei refém de Serra". O que significa lançar-se candidato ao Senado por Minas Gerais e, com isso, obrigar Serra a sair do armário e assumir, sem chance de fuga, a condição de candidato à presidência.
Serra não deixou por menos: afirmou que está cansado de "não-responder se é candidato à presidência" e, de tão irritado, é capaz de revelar sua decisão, quando chegar a hora, via Twitter, do qual virou assíduo navegante nas suas madrugadas notívagas. E disse tudo isso pelo Twitter, em menos de 140 caracteres.
E assim, com apenas 17% das intenções de voto, o governo entende que Dilma Rousseff vive o seu melhor momento como candidata, enquanto que, com o dobro disso, a oposição, nas palavras de Rodrigo Maia, "vive o pior dos mundos". Só pode ser exagero, mas nos jornais de sexta-feira uma nota informava que o governo espera que Dilma cresça nas pesquisas e chegue a 20% em janeiro ou fevereiro, mas de maneira alguma se aproxime de 30%, porque isto poria Serra em fuga para uma candidatura à reeleição ao governo de São Paulo. E aí, menos por causa de Ciro Gomes do que pelo perfil "morde-assopra" de Aécio, a polarização buscada pelos governistas se tornaria mais difícil.
O "pior dos mundos" observado pelo presidente do DEM leva em consideração, por certo, as dificuldades que o candidato do PSDB pode ter justamente na região do país em que acredita ser capaz de assegurar a vitória: no Rio, o PSDB ficou sem palanque, desde que Gabeira "marinou"; em Minas, não será surpresa se o eleitorado rejeitar Serra, como desagravo a Aécio, caso ele seja derrotado no partido; e em São Paulo, onde Serra deve viver "o melhor dos mundos", a maior ameaça pode estar em seu próprio palanque, na possível omissão de Geraldo Alckmin. Sem contar a hipótese de Ciro Gomes virar candidato a governador apenas para atazanar a vida de Serra.
A direção tucana já anunciou que vai cancelar as prévias, o que deveria ser bom para Serra, que sempre foi contra a eleição interna. Mas significa, também, que a escolha do candidato pode ser antecipada. Neste cenário nebuloso, não surpreende a conclusão do editorial publicado pelo Estado de S. Paulo: "A oposição patina na definição de seu candidato para 2010 e frequentemente se mostra intimidada pelos 80% de aprovação popular ao presidente e o renovado clima de otimismo com a economia. Apenas a imprensa parece fazer sombra a Lula."

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tribuna da Bahia fez 40 anos e lembrou luta contra ACM e ditadura


Muita água correu por debaixo dessa ponte. A Tribuna da Bahia nasceu no auge da ditadura militar, em 1969. Enfrentou com dignidade os anos de chumbo. Nós, ex-presos políticos, somos eternamente gratos aos proprietários e aos jornalistas por terem nos empregado na redação.
A Tribuna da Bahia para comemorar seus 40 anos saiu com uma superedição. Mais de 50 páginas de informação atual e memória.
É até difícil destacar um aspecto para comentar. Mas vou arriscar:
PRIMEIRO - O jornalista (e deputado federal do PT) Emiliano José publica artigo intitulado “Tribuna da liberdade”, em que lembra seu início de carreira: “A Tribuna me deu régua e compasso”, não compactuou com a ditadura, nem com o coronelismo de ACM.
SEGUNDO - Numa entrevista de página inteira o governador Jaques Wagner (PT), que chegou à Bahia escondido dos militares, vindo do Rio de Janeiro, lembra da cobertura do retorno dos exilados, da campanha eleitoral de 1986 vencida por Waldir Pires, da campanha das diretas Já e da posse do presidente Lula em 2002.
TERCEIRO – Achei fantástica a entrevista de página inteira com Theodomiro Romeiro dos Santos, preso aos 18 anos, e condenado à morte pelos militares em 1970. Theodomiro hoje é juiz do Tribunal Regional do Trabalho, em Pernambuco. Ele conta como as coisas se passaram e dá os nomes dos torturadores. Fala também como fugiu da Penitenciária Lemos Brito, em janeiro de 1971, diante das ameaças de morte.
QUARTO – Também gostei muito da página dedicada à memória do jornalista Wladimir Herzog, torturado e assassinado pelos militares em 24 de outubro de 1975. A Tribuna da Bahia só pode informar a lacônica nota do II Exército. O caso Herzog chocou pela brutalidade.
# posted by Oldack Miranda

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Números revelam que PSDB e DEM estão descendo a ladeira


Desde 1990, o eleitorado brasileiro tem progressivamente abandonado os apelos dos partidos conservadores como PSDB e DEM. Ao contrário, ocorreu um constante crescimento da esquerda, identificada com as camadas mais pobres, notadamente o Partido dos Trabalhadores. Os números não mentem. As informações são do jornalista Maurício Dias, editor da coluna Rosa-dos-Ventos, da revista Carta Capital.
“Em oito anos, o DEM, herdeiro do PFL, perdeu quase a metade dos deputados. Em 2006 elegeu 65 deputados. A perspectiva eleitoral do próximo ano afugentou mais gente do partido e ele tem, hoje, 58 representantes.
Também em queda sucessiva, os tucanos saíram de 99 representantes em 1998, para 65 representantes em 2006. Essa fase marca a derrota dos candidatos do PSDB à Presidência, José Serra, em 2002, e Geraldo Alckmin, em 2006.”
A mesma tendência eleitoral percebida nas eleições para a Câmara Federal ocorreu nas eleições para as prefeituras municipais. Nas últimas três competições, para a chefia dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, tucanos e pefelistas desceram a ladeira. De nada adiantou ao PFL, que sustentava a ditadura, adotar o nome de fantasia Democratas (DEM), em 2007, escreveu Maurício Dias.
O fracasso eleitoral dos dois partidos é gritante.
Em 2000 o PFL conquistou mais de mil prefeituras, em 2008 o travestido DEM, sucessor do PFL, conquistou apenas 495 prefeituras, ou seja, manos 40%.
Para o PSDB, a perda das prefeituras é ainda maior. Em 2000, após seis anos de administração Fernando Henrique Cardoso, os tucanos se aproximaram da conquista do PFL: 989 prefeituras. Em 2008, o número baixou para 779.
Diante do fracasso, o PSDB tenta uma bizarra cirurgia plástica, distribuindo uma revista em que invoca nada mais nada menos que a autoria da legislação social proposta pelo presidente Lula.
PSDB e DEM vão para um processo de canibalização um ao outro na disputa de eleitores. Não há votos suficientes no País para sustentar dois partidos de direita.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Indignação com as laranjeiras



Luiz Carlos Bresser-Pereira
.
Há uma semana, duas queridas amigas disseram-me da sua indignação contra os invasores de uma fazenda e a destruição de pés de laranja. Uma delas perguntou-me antes de qualquer outra palavra: "E as laranjeiras?" -como se na pergunta tudo estivesse dito.
Essa reação foi provavelmente repetida por muitos brasileiros que viram na TV aquelas cenas. Não vou defender o MST pela ação, embora esteja claro para mim que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é uma das únicas organizações a, de fato, defender os pobres no Brasil. Mas não vou também condená-lo ao fogo do inferno. Não aceito a transformação das laranjeiras em novos cordeiros imolados pela "fúria de militantes irracionais".
Quando ouvi o relato indignado, perguntei à amiga por que o MST havia feito aquilo. Sua resposta foi o que ouvira na TV de uma das mulheres que participara da invasão: "Para plantar feijão". Não tinha outra resposta porque o noticiário televisivo omitiu as razões: primeiro, que a fazenda é fruto de grilagem contestada pelo Incra; segundo, que, conforme a frase igualmente indignada de um dos dirigentes do MST publicada nesta Folha em 11 deste mês, "transformaram suco de laranja em seres humanos, como se nós tivéssemos destruído uma geração; o que o MST quis demonstrar foi que somos contra a monocultura".
Talvez os dois argumentos não sejam suficientes para justificar a ação, mas não devemos esquecer que a lógica dos movimentos populares implica sempre algum desrespeito à lei. Não deixa de ser surpreendente indignação tão grande contra ofensa tão pequena se a comparamos, por exemplo, com o pagamento, pelo Estado brasileiro, de bilhões de reais em juros calculados segundo taxas injustificáveis ou com a formação de cartéis para ganhar concorrências públicas ou com remunerações a funcionários públicos que nada têm a ver com o valor de seu trabalho.
Por que não nos indignarmos com o fenômeno mais amplo da captura ou privatização do patrimônio público que ocorre todos os dias no país? Uma resposta a essa pergunta seria a de que os espíritos conservadores estão preocupados em resguardar seu valor maior -o princípio da ordem-, que estaria sendo ameaçado pelo desrespeito à propriedade.
Enquanto o leitor pensa nessa questão, que talvez favoreça o MST, tenho outra pergunta igualmente incômoda, mas, desta vez, incômoda para o outro lado: por que os economistas que criticam a suposta superioridade da grande exploração agrícola e defendem a agricultura familiar com os argumentos de que ela diminui a desigualdade social, aumenta o emprego e é compatível com a eficiência na produção de um número importante de alimentos não realizam estudos que demonstrem esse fato?
A resposta a essa pergunta pode estar no Censo Agropecuário de 2006: embora ocupe apenas um quarto da área cultivada, a agricultura familiar responde por 38% do valor da produção e emprega quase três quartos da mão de obra no campo.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, nesta Folha listou esses fatos e afirmou que uma "longa jornada de lutas sociais" levou o Estado brasileiro a reconhecer a importância econômica e social da agricultura familiar. Pode ser, mas ainda não entendo por que bons economistas agrícolas não demonstram esse fato com mais clareza. Essa demonstração não seria tão difícil -e talvez ajudasse minhas queridas amigas a não se indignarem tanto com as laranjeiras.
_______________________________________
LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA , 75, professor emérito da Fundação Getulio Vargas, ex-ministro da Fazenda (governo Sarney), da Administração e Reforma do Estado (primeiro governo FHC) e da Ciência e Tecnologia (segundo governo FHC), é autor de "Macroeconomia da Estagnação: Crítica da Ortodoxia Convencional no Brasil pós-1994".
.

domingo, 18 de outubro de 2009

Pensão vitalícia-Projeto prevê aposentadoria integral após dois anos de trabalho



Enquanto o governador Jaques Wagner (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), transitam entre Paris e Champagne, a imprensa nacional reconhece e noticia a enorme polêmica criada na Bahia pelo inoportuno projeto de lei de autoria do parlamentar neo-pedetista (fiel aliado de Wagner), instituindo ganhos extras para ex-governadores.
A Veja Online mostra que Marcelo Nilo propôs que todo ex-governador que tenha ocupado o cargo por pelo menos dois anos receba até o fim da vida, a título de aposentadoria, os vencimentos integrais de governador, hoje no valor de R$ 12.000.
Se o projeto for aprovado, cinco ex-governadores seriam imediatamente beneficiados: Roberto Santos, João Durval, Waldir Pires, Paulo Souto, Cesar Borges. E Wagner deixa assegurado bom descanso futuro.
A proposta é tão absurda que vários dos ex-governadores já se declararam contrários. Durante toda a semana, o Grupo Metrópole noticiou o assunto, mostrando inclusive que a opinião pública baiana também reage contra a criação do inédito benefício

Sem senso de ridículo!

Fico pensando como tem politico sem o menor senso de responsabilidade e mesmo do ridículo. Explico: é o que penso do deputado Marcelo Nilo com seu projeto de criar uma aposentadoria para ex governadores.
Não se trata de uma sangria exagerada para os cofres estaduais. É mesmo o absurdo de se tentar aposentar um funcionário publico com apenas dois anos de trabalho.
Que besteira!
Até
Por Mário Kertész

comentarios

Malu
Isso é uma imoralidade, uma excrescência, uma afronta. è preciso mecanismos juridico p/ barrar esse abuso de poder.
Fernando Almeida
Mário, essa tal PEC de Marcelo Nilo tem o foco do beneficio no atual governador. Então, que seja explícito no tal projeto e conste lá que o benefício é para JW e pronto.
Reinaldo Mauro
É preciso muito cara de pau para apresentar um projeto tão indecente como este. Da mesma forma, é preciso muita cara de pau para aprova-lo. Haja irresponsabilidade!
Eduardo
Alem de imoral, esse projeto é desnecessario. Alguem conhece um ex-governador pobre??
alessandro castro
o pior desta atitude de marcelo nilo é que sabemos que o cargo que ele tem é dado por alguns prefeitos que usa sua comunidade como massa de manobra para pessoas como ele sirva a bandidagem.
Mário Fontes
Caro MK, concordo e é um exagero de nossos parlamentares em admitir o tal absurdo. Mas, nós somos reponsaveis pelo os tais deputados...vamos lista-los para que possamos expulga-los, lá para inferno. O Brasil/Bahia/Salvador....tudo estava e está sem comando...
WALTER
Isso é um reflexo da "republica dos sindicalistas", uma cambada que nunca trabalhou na vida e adora uma boquinha e esse Nilo Antas é um aspone do Wagner que adora mordomias às custas do povo.
Vailton Mendes
Pois é Mario? enquanto o povo morre de fome e ganha um salário de miséria, não tenhe saúde para correr atrás, esse político ordinário quer aprovar essa lei! Isso é uma vergonha!!! Até
Lilian
Não consigo ver a política de outra forma q não seja a de um grande circo.A cada palhaçada o povo se revolta e trava novo falatório.Eu até cancelei meu título pra rir melhor.
Ricardo Júnior
Tem político que é ridículo (para não escrever algo pior), porém mais ridículo é o cidadão que vota nele. Sempre os mesmos políticos fazendo as mesmas besteiras e ganhando as eleições.
Lilian
Mario,pode me chamar de louca se quiser mas eu me acabo de rir com as falcatruas.Me lembro q quando Collor afanou as poupanças kkkkkkk eu ri 3 dias sem parar kkkkkkkkkkkk ô Jesus...
Helena-Mário,o "sucesso" subiu à cabeça desse deputado.Pensa q tá em uma monarquia e q não precisará do voto do povo.Sua campanha deveria ser: "Se os deputados derem a aposentadoria p ex-gov c 2 anos de mandato,em menos de 2 nós os aposentamos também".E não se reelege os q votarem a favor.Duvido q inventem outra!!
elesbão romão
Mário, certamente o autor deve ter o sonho de assumir a governança mesmo como substituto eventual.Com certeza o político só visa o bem próprrio. Todos nós sabemos. O meu voto continurá sendo N U L O.
Wesley Brito
Concordo plenamente com o Senhor Dr. Mário, falta de respeito com o povo....porque não aposentar em dois anos uma empregada doméstica? que ''rala'' mais que esses oportunistas sem vergonha! abraços!!

LIVRO BOMBA ACUSA FHC DE RECEBER MILHÕES DE DÓLARES DA CIA !



Mal chegou às livrarias e Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da culturajá se transformou na gazua que os adversários dos tucanos e neoliberais de todos os matizes mais desejavam. Em mensagens distribuída, neste domingo, pela internet, já é possível perceber o ambiente de enfrentamento que precede as eleições deste ano. A obra da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), ao mesmo tempo em que pergunta, responde: Quem "pagava a conta" era a CIA, a mesma fonte que financiou os US$ 145 mil iniciais para a tentativa de dominação cultural e ideológica do Brasil, assim como os milhões de dólares que os procederam, todos entregues pela Fundação Ford a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do país no período de 1994 a 2002.
O comentário sobre o livro consta na coluna do jornalista Sebastião Nery, na edição deste sábado do diário carioca Tribuna da Imprensa.
"Não dá para resumir em uma coluna de jornal um livro que é um terremoto. São 550 páginas documentadas, minuciosa e magistralmente escritas: "Consistente e fascinante" (The Washington Post). "Um livro que é uma martelada, e que estabelece em definitivo a verdade sobre as atividades da CIA" (Spectator). "Uma história crucial sobre as energias comprometedoras e sobre a manipulação de toda uma era muito recente" (The Times).
DINHEIRO DA CIA PARA FHC
"Numa noite de inverno do ano de 1969, nos escritórios da Fundação Ford, no Rio, Fernando Henrique teve uma conversa com Peter Bell, o representante da Fundação Ford no Brasil. Peter Bell se entusiasma e lhe oferece uma ajuda financeira de 145 mil dólares. Nasce o Cebrap". Esta história, assim aparentemente inocente, era a ponta de um iceberg. Está contada na página 154 do livro "Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível", da jornalista francesa Brigitte Hersant Leoni (Editora Nova Fronteira, Rio, 1997, tradução de Dora Rocha). O "inverno do ano de 1969" era fevereiro de 69.
FUNDAÇÃO FORD
Há menos de 60 dias, em 13 de dezembro, a ditadura havia lançado o AI-5 e jogado o País no máximo do terror do golpe de 64, desde o início financiado, comandado e sustentado pelos Estados Unidos. Centenas de novas cassações e suspensões de direitos políticos estavam sendo assinadas. As prisões, lotadas. Até Juscelino e Lacerda tinham sido presos. E Fernando Henrique recebia da poderosa e notória Fundação Ford uma primeira parcela de 145 mil dólares para fundar o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O total do financiamento nunca foi revelado. Na Universidade de São Paulo, sabia-se e se dizia que o compromisso final dos americanos era de 800 mil a um milhão de dólares.
AGENTE DA CIA
Os americanos não estavam jogando dinheiro pela janela. Fernando Henrique já tinha serviços prestados. Eles sabiam em quem estavam aplicando sua grana. Com o economista chileno Faletto, Fernando Henrique havia acabado de lançar o livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina", em que os dois defendiam a tese de que países em desenvolvimento ou mais atrasados poderiam desenvolver-se mantendo-se dependentes de outros países mais ricos. Como os Estados Unidos. Montado na cobertura e no dinheiro dos gringos, Fernando Henrique logo se tornou uma "personalidade internacional" e passou a dar "aulas" e fazer "conferências" em universidades norte-americanas e européias. Era "um homem da Fundação Ford". E o que era a Fundação Ford? Uma agente da CIA, um dos braços da CIA, o serviço secreto dos EUA.
MILHÕES DE DÓLARES
1 - "A Fundação Farfield era uma fundação da CIA... As fundações autênticas, como a Ford, a Rockfeller, a Carnegie, eram consideradas o tipo melhor e mais plausível de disfarce para os financiamentos... permitiu que a CIA financiasse um leque aparentemente ilimitado de programas secretos de ação que afetavam grupos de jovens, sindicatos de trabalhadores, universidades, editoras e outras instituições privadas" (pág. 153). 2 - "O uso de fundações filantrópicas era a maneira mais conveniente de transferir grandes somas para projetos da CIA, sem alertar para sua origem. Em meados da década de 50, a intromissão no campo das fundações foi maciça..." (pág. 152). "A CIA e a Fundação Ford, entre outras agências, haviam montado e financiado um aparelho de intelectuais escolhidos por sua postura correta na guerra fria" (pág. 443).
3 - "A liberdade cultural não foi barata. A CIA bombeou dezenas de milhões de dólares... Ela funcionava, na verdade, como o ministério da Cultura dos Estados Unidos... com a organização sistemática de uma rede de grupos ou amigos, que trabalhavam de mãos dadas com a CIA, para proporcionar o financiamento de seus programas secretos" (pág. 147).
FHC FACINHO
4 - "Não conseguíamos gastar tudo. Lembro-me de ter encontrado o tesoureiro. Santo Deus, disse eu, como podemos gastar isso? Não havia limites, ninguém tinha que prestar contas. Era impressionante" (pág. 123).
5 - "Surgiu uma profusão de sucursais, não apenas na Europa (havia escritorios na Alemanha Ocidental, na Grã-Bretanha, na Suécia, na Dinamarca e na Islândia), mas também noutras regiões: no Japão, na Índia, na Argentina, no Chile, na Austrália, no Líbano, no México, no Peru, no Uruguai, na Colômbia, no Paquistão e no Brasil" (pág. 119).
6 - "A ajuda financeira teria de ser complementada por um programa concentrado de guerra cultural, numa das mais ambiciosas operações secretas da guerra fria: conquistar a intelectualidade ocidental para a proposta norte-americana" (pág. 45). Fernando Henrique foi facinho.
POSTADO POR FRANCISCO ALMEIDA

Nunca engoli essa história de Fernando Henrique exilado. Não me passava pela cabeça que um filho de um graduado militar do exército (General) viesse a ser exilado. Exilado para o Chile, onde outra ditadura militar governava? Porque não teve o destino dos outros exilados, tal como: Cuba, União Soviética etc? Isto sempre me cheirou mal. Hoje tenho absoluta convicção que ele sempre esteve a serviço de interesses outros que não os do Brasil. Vou providenciar a compra imediata desse livro, com certeza.
É SEMPRE BOM LEMBRAR O QUE FEZ O FHC NA PRESIDÊNCIA!!!
FHC enterrou o sonho de todo brasileiro da minha geração. O "maior estadista do mundo" foi apenas, e tão somente, leiloeiro do Brasil no pós guerra fria, o cara que entregou o controle de nossa economia ao Império Anglo-saxão.
DEVEMOS LER ESTE LIVRO!!!
OBRA DE UMA PESQUISADORA INGLESA
Acima, informe do jornal Correio do Brasil sobre um livro recém editado por uma pesquisadora inglesa que abre algumas caixas pretas das ligações entre o alto tucanato e a CIA.

sábado, 17 de outubro de 2009

Movimento pela Vergonha na Cara faz Carta Aberta a William Waack


Não passou em branco o desprezo nem as opiniões entreguistas do jornalista William Waack sobre o pré-sal. Em uma “carta aberta” dirigida nesta sexta-feira (16) ao apresentador da TV Globo e da Globo News, o Movimento pela Vergonha na Cara (MVC) dispara contra Waack.
Os protestos tiveram como base um depoimento dado no mesmo dia pelo jornalista no programa Entre Aspas, da Globo News. Segundo a carta aberta, Waack declarou no ar que “a reserva petrolífera do pré-sal não terá relevância alguma ao futuro do país, em razão do desenvolvimento de energias alternativas.”
A resposta do Movimento pela Vergonha na Cara foi contundente. Entre outras “qualificações”, o jornalista global é acusado de ser “um dos mais esforçados porta-vozes da UGP — União dos Gigolôs da Pátria”, “um dos que sobrevive através de mentiras desenvolvidas para enganar ao povo brasileiro e incentivar a prostituição do país aos interesses internacionais”, “capacho dos interesses externos e prepotentemente contrário aos interesses do futuro do povo brasileiro”, “sabujo dos interesses do capital estrangeiro”.
Confira abaixo a íntegra do texto.

Carta Aberta a William Waack
.
Não utilizamos aqui qualquer pronome ou outro tratamento à sua pessoa, por você mesmo se desqualificar através de seus conhecidos e ingentes esforços como traidor da pátria.Nós, do MVC — Movimento pela Vergonha na Cara, tivemos o desprazer de acompanhar hoje, 16/10/09, sua declaração ao programa Entre Aspas da Globo News de que a reserva petrolífera do pré-sal não terá relevância alguma ao futuro do país, em razão do desenvolvimento de energias alternativas.
Fosse você um completo desinformado, incapaz de deduzir as milhares de aplicações dos derivados do petróleo, poderíamos compreender a ignorância contida nessa afirmação e procurar esclarecê-lo, fornecendo-lhe informações elementares a respeito do assunto. Mas é evidente que a bobagem proferida não reflete ignorância ou imbecilidade. Muito pior, reflete mórbida falta de caráter que se faz persistente, denotando-lhe como um dos mais esforçados porta-vozes da UGP — União dos Gigolôs da Pátria.
Sabemos que você não é um idiota de graça. Sabemos que ganha para desinformar o povo brasileiro em benefício do maior crime lesa-pátria já intentado em nossa história com a não consumada privatização da Petrobras, quando já se evidenciavam os indícios de uma das maiores bacias terrestres da matéria prima. Sabemos que, como cúmplice daqueles gigolôs, você é um dos que sobrevive através de mentiras desenvolvidas para enganar ao povo brasileiro e incentivar a prostituição do país aos interesses internacionais.
Esta carta para desmascarar suas intenções será distribuída pela internet através da rede de correspondentes que integra o Movimento pela Vergonha na Cara e, certos de que chegará até você através daqueles a quem tenta enganar, esclarecemos que nosso objetivo é erradicar o malefício que você, seus colegas, seus patrões, e os políticos a que vocês apóiam e promovem, representam para o Brasil e o povo brasileiro. Esteja certo de que voltaremos a apontar suas farsas a cada vez que você usar de espaços públicos de comunicação, sejam concedidos ou assinados, para mentir aos brasileiros se passando por idiota, imbecil ou ignorante.
Sempre que para desqualificar os esforços do maior patrimônio empresarial do povo brasileiro, a Petrobras, você se mentir como incapaz de imaginar que mesmo depois de que todos os biocombustíveis e fontes alternativas de energia substituírem a gasolina ou o diesel, a ampla diversidade de empregos e aplicações do petróleo continuará tornando a exploração do pré-sal um dos mais significativos empreendimentos mundiais; desmascararemos abertamente sua farsa. Destacaremos que você mesmo entrevistou, com abjeta subserviência, um general do Departamento de Defesa dos Estados Unidos especialmente enviado ao Brasil para negociar a participação daquele país na exploração do pré-sal, como você mesmo anunciou em notável demonstração da canalhice contida em sua personalidade que com tamanha empáfia, hoje, declara nossa reserva do pré-sal como inócua.
Se faz de imbecil, mas tem plena ciência de que se o pré-sal fosse tão insignificante quanto afirmou para sua colega (em caráter inclusive) Monica Waldvogel no Entre Aspas, aquele seu entrevistado não seria enviado pelo governo norte-americano ao Brasil e nem teria se servido, há poucas semanas atrás, de seu servilismo no lamentável noticiário que você apresenta.
Não nos interessa quem lhe paga para ser capacho dos interesses externos e prepotentemente contrário aos interesses do futuro do povo brasileiro, mas nos esforçaremos para tornar pública sua função de gigolô da pátria, alertando a todos que queiram recuperar a dignidade e a vergonha na cara, até que um dia possamos erradicar os farsantes que como você trabalham para corromper o futuro de nossos filhos e do nosso país.
Por enquanto, continuaremos colhendo informações sobre sua longa experiência como sabujo dos interesses do capital estrangeiro, a serem usadas sempre que tornar a expor suas mentiras e enganações de gigolô.

ESTA CARTA TAMBEM VALE AOS FARSANTES DO NOSSO MUNICIPIO QUE TENTAM CORROMPER O POVO COM MENTIRAS DIARIAMENTE.

MVC - MOVIMENTO PELA VERGONHA NA CARA
.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BAÙ DA CORRUPÇÃO I

Visitando os blogs da terra, o depoimento de um vereador me chamou atenção quando ele lembrou o “Parque de Exposição”, O Itiruçu Vermelho dispõe de um acervo importante com documentos sobre corrupção neste município, a partir de hoje nosso blog esporadicamente publicará postagens com documentos, relatórios, dossiês, processos que se encontram em nosso poder , todos verídicos sobre este assunto. Só publicaremos documentos com a cópia original em nossos arquivos.

BAÚ DA CORRUPÇÃO VOLUME I
Itiruçu, BA, 14 de março de 2005.

Ao
Ex.mo Sr.
Roberto Rodrigues
MD Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios, Bloco D
70.043-000 – Brasília - DF

Em correspondência encaminhada a V. Excia. em 1 de dezembro de 2004, fizemos um alerta sobre o risco de se liberar os recursos, naquele mês, para a Prefeitura Municipal de Itiruçu, conveniados com o MA, CR.NR.0160158-65 e CR.NR.0139780-66, no valor de R$ 800.000,00.
Considerávamos na ocasião, que devido à escassez de tempo, seria praticamente impossível àquela administração realizar uma obra da envergadura à conveniada com este Ministério.
Além do mais, ainda chamamos a atenção na nossa argumentação, que o então prefeito havia praticado diversos atos prejudiciais e nocivos ao interesse público, inclusive com verbas federais, como as liberadas pelo Ministério da Saúde e que estão sendo objeto de duas auditorias pelo DENASUS: N.OS 1.241 e 1.540.
Nossos argumentos não foram considerados, o MA liberou os recursos e o então prefeito Wagner Pereira de Novaes cometeu mais um desvio de recursos públicos.

O DESVIO DE RECURSOS:

O desvio dos recursos dos convênios firmados pelo Ministério da Agricultura com a Prefeitura Municipal de Itiruçu pode ser constatado a partir dos seguintes fatos e atos:

 Não foi realizado nenhum serviço de terraplenagem, no mês de dezembro de 2004, na área que será construído o Parque de Exposição Agropecuária de Itiruçu; NO ENTANTO:
 A Prefeitura de Itiruçu realizou pagamento à firma DESAL CONSTRUTORA LTDA., CNP. 73.813.222/0001-05, endereço: Rua Professor Fernando Tude de Souza, 38, Matatu/Salvador/BA, Inscrição Municipal N o 096.671/001-44, que emitiu a Nota Fiscal No 0212, por “serviços de terraplanagem para o início de construção da primeira etapa do Parque Agropecuário deste município, convenio MA/CEF.” Valor R$ 61.993,18. Destaca ISS: R$ 3.099,65; e a Nota Fiscal No 0213, por “serviços de terraplanagem para a construção da segunda etapa do Parque Agropecuário deste município, convenio MA/CEF.” Valor R$ 40.408,92. Destaca ISS: R$ 2.020,44. Total pago nas duas notas fiscais: R$ 102.402,10;
 Na prestação de contas encaminhada ao TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS, a Prefeitura não apresenta a indispensável LICITAÇÃO PÚBLICA para contratação da firma acima citada;
 a firma DESAL CONSTRUTORA LTDA, executora do suposto serviço de terraplenagem está com situação cadastral INAPTA, perante o Ministério da Fazenda, conforme Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral emitido pelo site do MF na internet;
 Também de acordo com as consultas na internet sobre a firma DESAL CONSTRUTORA LTDA não foi possível a obtenção de Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais nem tampouco a Certidão Negativa Quanto à Dívida Ativa da União;
 As notas fiscais emitidas pela firma DESAL CONSTRUTORA LTDA e apresentadas pela Prefeitura de Itiruçu ao TCM não registram o período da execução do serviço de terraplenagem realizado nem o volume de terra movimentado na operação. Também não é registrado a número de horas trabalhadas, a quantidade de máquinas e o modelo das mesmas, envolvidas no “serviço”;
 As notas fiscais emitidas pela firma DESAL CONSTRUTORA LTDA foram impressas pela Gráfica Fernando Batista Pires em 18/11/1994, conforme informação no rodapé das mesmas. Isto significa que se tratam de NOTAS FISCAIS FRIAS, de acordo com o Art. 61, Parágrafo Segundo do DECRETO NO. 14.118 de 02/01/2003 da Prefeitura Municipal de Salvador:
“DECRETO 14.118 DE 2/1/2003
Regulamenta o documentário fiscal relativo ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), altera dispositivos do Decreto n. 12.230, de 15 de janeiro de 1999, revoga a legislação que indica e dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso V, do art. 52, da Lei Orgânica do Município e art. 278 da Lei n. 4.279, de 28 de dezembro de 1990, e com fundamento nos seus artigos 97 e seguintes,
D E C R E T A:
Art. 61. As Notas Fiscais confeccionadas, inclusive as sob Regime Especial, bem como a AIDF expedida até 8 de maio de 2002, data de entrada em vigor do Decreto n. 13.603, de 7 de maio de 2002, terão prazo de validade até 31 de dezembro de 2003, sendo vedado utilizá-las após aquela data.
§2º. As Notas Fiscais, porventura utilizadas após o prazo de validade referido no CAPUT serão consideradas como documento não emitido, sujeitando o infrator à penalidade prevista na alínea “a” do inciso III do art. 103, da Lei n. 4.279/90, alterado pela Lei n. 6.250/2002.” (Grifo nosso).

 A parceria espúria da Prefeitura de Itiruçu com uma empresa prestadora de serviços nesta situação fiscal revela o nível de irresponsabilidade do gestor público;
 A firma DESAL CONSTRUTORA LTDA foi contratada inúmeras vezes pela gestão do Prefeito Wagner Pereira de Novaes, para realização de obras no município, sem licitação ou com licitação viciada;
 Os documentos emitidos pela prefeitura para efetuar o pagamento da suposta terraplenagem na área de construção do futuro Parque de Exposição foram:

Documento Número Data Valor
Nota de empenho 0403458-0 01/12/2004 61.993,18
Nota de liquidação 2657 23/12/2004 61.993,18
Processo de Pagamento 0402745-0 27/12/2004 61.993,18
Nota de empenho 0403459-0 01/12/2005 40.408,92
Nota de liquidação 2657 23/12/2004 40.408,92
Processo de Pagamento 0402745-0 27/12/2004 40.408,92


 Os prazos exíguos registrados, entre os dias 01/12/2004 e 27/12/2004, confirmam a farsa e comprovam que nenhum serviço foi prestado ou nenhuma obra poderia ser realizada neste curto período;
 O pagamento da suposta despesa foi feito com cheques da Caixa Econômica Federal, Agencia 2085 Jaguaquara – Bahia, com movimento em duas contas correntes: No 164-1 e No 132-3.
 De forma irregular e suspeita o movimento das duas contas correntes acima citadas registra depósitos em dinheiro;
 As afirmativas apresentadas neste documento foram fruto de registro de observação “in loco” na prestação de contas encaminhada pela Prefeitura Municipal de Itiruçu para a agencia do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia situada no município de Jequié, em 10/03/2005. O TCM não permite que sejam realizadas fotocópias da documentação disponível;
 Encaminhamos à Secretária de Finanças do Município de Itiruçu requerimento para que seja apresentada toda documentação da movimentação financeira referente aos Convênios celebrados entre o Ministério da Agricultura e a Prefeitura Municipal de Itiruçu;

Ante o exposto resta que seja decretada, com urgência, a suspensão dos convênios. Que se execute uma auditoria para apurar os fatos e que se denuncie ao Ministério Público Federal para a punição dos infratores com os rigores da Lei.

No aguardo destas providências,

Cordialmente,


Robson Mauro Ribeiro
Maria Lúcia Armede
Josevi Umburanas
Edina Ribas Passos
Vereadores

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Governo de São Paulo é um descalabro


Sou funcionário publico á 20 anos em São Paulo e vejo de perto,o atraso e e desgoverno que é a prefeitura e o estado de SP,nas mãos dessa gente,é um descalabro,eu ja vi de tudo na prefeitura,e no estado pois tenho vários amigos e parentes também servidores e todos nós somos unânimes,temos vergonha de chamar o MALUF de ladrão,pois os tucanos são um milhão de vezes pior e bem pior..desde compra de papel higiênico,até o roubo anel tudo é super faturado mais é em 3000mil por cento,a maior lavagem de dinheiro dos tucanos é em primeiro lugar a saúde,com as AMAS,depois bom depois nem sei por onde começar,e muito cuidado por SERRA,é covarde e joga baixo,,abraços...
# posted by Anônimo :

domingo, 11 de outubro de 2009

Qual o poder aquisitivo do salário em Cuba?


Adversários da revolução e desconhecedores do assunto costumam afirmar que um trabalhador cubano ganha em média 10 ou 12 dólares. Tal afirmação demonstra não apenas um grande desconhecimento em matéria de economia, não sabendo diferenciar salário real e salário nominal, como também uma desinformação total sobre a realidade cubana. Para isso, tomam como base, de maneira simplista, que em Cuba um dólar tem um valor de câmbio de 20 – 25 pesos cubanos, conforme a cotação do dia. Uma análise objetiva da situação em Cuba referida à relação salário – aquisição de bens e serviços, ou seja, o valor real do salário mostra a seguinte situação:
• Uma cesta básica para uma família de 4 pessoas (incluindo uma criança com menos de 7 anos), contendo arroz, açúcar refinado e mascavo, café, pão, leite e batata, custa em Cuba 3 dólares e nos EUA 138 dólares.
• Segundo dados do Banco Suíço UBS, as taxas de imposto sobre o salário em um grupo importante de países estão entre 30 e 40 por cento. Em Cuba não se paga imposto.
• De acordo com o estudo realizado pelo Banco Suíço UBS acerca do salário que realmente se recebe, entre 30 e 60 por cento se destina ao pagamento de taxas de aluguéis de residências. Em Cuba, 85% das famílias são donas de suas casas e, portanto, não pagam aluguel; os 15% restantes pagam pelo aluguel 1 ou 2 dólares mensais, na forma de amortização, pois, ao final do pagamento do custo da residência, convertem-se em seus proprietários. Em Nova Iorque, um apartamento de 3-4 quartos, a renda média é de 3.230 dólares (apartamento de alto padrão) e 1.190 (apartamento destinado a pessoas de baixa renda).
• No ensino superior, a matrícula de ingresso em um grupo de 41 universidades norte-americanas varia entre 17.628 e 24.250 dólares. Em Cuba é gratuita.
• O custo médio da formação em medicina é hoje, no mundo, de 80.000-100.000 dólares. Em Cuba é gratuita.
• A educação em Cuba desde a creche até a univerUNIVERSIDADEde é totalmente gratuita.
• Os serviços médicos nos EUA são extremamente caros. Em média, um leito de terapia intensiva custa 980 dólares diários, o custo de um parto varia entre 3000 e 4000 dólares. O custo de uma mamografia é de 100 dólares, uma obturação custa em média 60 dólares e a extração de um molar, 40 dólares. Em Cuba é totalmente gratuito, como é também gratuita qualquer cirurgia ou transplante de órgão, seja de coração, de fígado, rim, etc.
• Nos EUA, medicamentos para a hipertensão, antidepressivos, diabetes, ansiolíticos, anti-histamínicos, antiinflamatórios podem custar entre 11 e 149 dólares. Em Cuba alguns destes medicamentos (ou similares) custam menos do que um peso cubano e a maioria deles menos do que 10. Além do mais, são inúmeros os casos em que os medicamentos são distribuídos gratuitamente.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ninguem se importa

Brecht
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma vitória do Terceiro Mundo






• PODEROSAS potências econômicas competiram para ganhar a sede das Olimpíadas em 2016, entre as quais, as duas mais industrializadas do planeta: Estados Unidos e Japão. Ganhou, contudo, o Rio de Janeiro, uma cidade do Brasil.
.
Que agora não digam que foi generosidade das nações ricas com o Brasil, um país do Terceiro Mundo.

A vitória dessa cidade brasileira é uma prova da crescente influência dos países que lutam pelo seu desenvolvimento. Com certeza, nos povos da América Latina, da África e da Ásia, a eleição do Rio de Janeiro será recebida com satisfação em meio à crise econômica e à incerteza atual com a mudança climática.

Apesar de esportes populares, como o beisebol, serem eliminados das competências para dar oportunidade a entretimentos de burgueses e ricos, os povos do Terceiro Mundo compartilham a alegria dos brasileiros e apoiarão o Rio de Janeiro como organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.

É um dever apresentar-se em Copenhague com a mesma unidade e lutar para evitar que a mudança climática e as guerras de conquista prevaleçam sobre a vontade de paz, o desenvolvimento e a sobrevivência de todos os povos do mundo.
.

.
.
. Fidel Castro Ruz
.

domingo, 4 de outubro de 2009

La muerte de Mercedes Sosa

MERCEDES SOSA 1935 - 2009

Mercedes Sosa com   a   Presidente Cristina Fernández de Kirchner.


Volver a los 17

Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
Es como descifrar signos sin ser sabio competente,
Volver a ser de repente tan frágil como un segundo
Volver a sentir profundo como un niño frente a Dios
Eso es lo que siento yo en este instante fecundo.

Se va enredando, enredando
Como en el muro la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

Mi paso retrocedido cuando el de ustedes avanza
El arco de las alianzas ha penetrado en mi nido
Con todo su colorido se ha paseado por mis venas
Y hasta la dura cadena con que nos ata el destino
Es como un diamante fino que alumbra mi alma serena.

O Brasil derrota os corvos

No Blog do Emir, por Emir Sader:


“Corvo” foi o nome que ganhou Carlos Lacerda, como ave que busca rapina onde houver, senão, inventa. É o espírito udenista, golpista, que sucumbiu sucessivamente à liderança de Getúlio e das forças populares. Não ganhavam eleições, iam bater nas portas dos quartéis (“vivandeiras de quartel”, eram chamados), para tentar, pela força, o que não conseguiam pela persuasão. Até que, com o apoio decidido do governo dos EUA e da mídia – a mesma que agora: Globo, Folha, Estadão -, deram o golpe e instauraram a ditadura militar, que tantos males fez ao país.
Suas características são muito similares às dos corvos de hoje: são brancos, de classe média, odeiam o povo, tem seu núcleo básico em São Paulo, se agrupam em torno da imprensa, tem uma sólida convicção de que tem razão (mesmo contra todas as evidências e a grande maioria dos brasileiros), se refugiam em denuncias moralistas, detestam a América Latina e o sul do mundo (adorando os EUA e a Europa), crêem que São Paulo é a “locomotiva do país”, que arrasta os outros estados preguiçosos (o mesmo sentimento da sublevação de 1932, que eram separatistas). Também tem como característica ser sempre derrotados, tendo que apelar para suas armas preferidas – a força dos golpes e o monopólio da imprensa.
A campanha para trazer as Olimpíadas ao Brasil possibilitou distinguir os que amam o Brasil, mais além dos seus problemas e com todos os seus problemas, e os que têm suas almas corroídas pelo ódio, torceram e militaram contra o Brasil. (Um deles convenceu seus leitores a tal ponto que numa consulta que fez, ganhou Chicago contra o Brasil.) Agora se vestem de luto – a cor dos corvos – e já tem temas para amargurar o resto das suas vidas até 2016. Para os que têm alma pequena, segundo Fernando Pessoa, a vida não vale a pena.
Estão há anos incomodados que o Brasil dê certo governado por um operário, sindicalista de base, nordestino, sem diploma universitário, que perdeu um dedo na máquina, enquanto aquele do qual são viúvas - supostamente a pessoas melhor qualificada para dirigir o Brasil - fracassou estrepitosamente e é repudiado pelo povo. Tem a alma corroída pelo ódio, pelo despeito, pelo rancor.
Lula tinha que dar errado, como Evo tinha que dar errado, como Hugo Chávez tinha que dar errado. Um é de origem nordestina e operária, o outro é indígena, o terceiro é um mulato. Mas quem fracassou foram os tucanos, aqui, com FCH, na Bolívia, com Sanchez de Losada, na Venezuela, com Carlos Andrés Perez. Não por acaso o governo de FHC apoiava àqueles, Lula apóia aos que os sucederam e, estes, por sua vez, têm a Dilma como candidata.
Essa geração de lacerdistas, corvos do século XXI, precocemente envelhecidos, pela frustração e pelo rancor, vegetarão o que lhes resta viver, ruminando reclamações contra o Campeonato Mundial de 2014 e contra os Jogos Olímpicos de 2016. Enquanto a caravana do povo brasileiro passa.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Sorry, tucanada, mas o Brasil não é mais FHC (Fraco, Hesitante e Covarde)". ...


A delegação brasileira em Copenhague contou com as presenças de Lula, Pelé, do ex-presidente da Fifa João Havelange, do presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
Esta vitória marca mais de uma década de trabalho e tentativas do País - em especial de Carlos Arthur Nuzman - para trazer o evento ao País. Soma-se a isso gastos de mais de R$ 150 milhões nas campanhas. O slogan é "Viva essa emoção.

Marchinhas de Carnaval II

Mamãe Eu Quero


Composição:
Marcha De Jararaca E V. Paiva

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal